Recomendar o Blog

PRINCÍPIOS GERAIS

     Sabemos de onde viemos, quem somos, onde nos encontramos e para onde vamos. Nosso horizonte é bem definido, estamos atados a mesma corda, coesos, ligados. Semelhante reconhece seu semelhante. Sejamos unidos. Nós nos conhecemos.

     As coisas não se mostram como são, mas como parecem ser. Nosso mundo é o mundo do parece ser, não do que é. As coisas só se mostram um pouco mais nítidas quando guardamos a devida distância. Da mesma forma que nasce este Movimento, nasce o Contra-Movimento. Estejamos alertas. Cuidado, cautela, perseverança. Existe a diferença. E isto é bom. Graças a isso não vemos um mundo monocromático, estático, indiferente. Sejamos solidários.

     O Movimento Popular em Defesa do Parque Náutico de Capão da Canoa e da lagoa dos Quadros se orientará por princípios básicos, mas de suma importância:

UNIÃO, COMPROMETIMENTO, ACUIDADE, PLURALIDADE E SOLIDARIEDADE


CARACTERÍSTICAS

O Movimento Popular possui como características fundamentais:

* A Independência frente a fatores políticos, econômicos, sociais ou de qualquer outra natureza.

* O perfil Apolítico e Pluripartidário, vedando-se qualquer exploração ou promoção com fins políticos, seja interna ou externamente, presente ou futuro.

* A ampla Participação Popular, agregando representativamente a diversidade comunitária.

* A Objetividade, vinculado a uma causa clara, justa e bem definida.


OBJETIVOS

     O Movimento Popular em Defesa do Parque Náutico e da Lagoa dos Quadros e os Governos Municipais anteriores (Jairo Marques e Amauri Germano) estabeleceram dois estágios para tratamento do processo em questão: 

1º Estágio:

     Processo de publicização: estágio que tem por finalidade tornar a área em questão efetivamente pública de direito, uma vez que já é de fato. Busca-se neste processo mobilizar a comunidade para expressar sua vontade, manifestada através do abaixo-assinado e das ações, de continuar usufruindo daquele espaço. Neste sentido, o Movimento representa um instrumento a serviço da comunidade, o meio pelo qual se materializará sua manifestação de vontade e que, por sua vez, respaldará o poder público para as ações cabíveis.

2º Estágio:

  Aprovar o enquadramento destas em uma Unidade de Conservação Natural (Lei Fed. n.º 9.985), de acordo com a Resolução n.º 002/2006 do Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Capão da Canoa – COMDEMA (Lei Mun. n.º 1583/01), visando à preservação ambiental do local (em vista da sua importância biológica), o seu resgate histórico-cultural, o seu desenvolvimento turístico-ecológico e, principalmente, a sua condição de espaço social para Capão da Canoa e demais municípios da região. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...